4 sinais de que não está fazendo o suficiente cálcio

(… Esqueça as marcas brancas nas unhas: é uma “lenda urbana”!).


Em seguida, leia como o corpo lhe pede que aumente a ingestão de cálcio.


Já sabemos que o cálcio é essencial para a saúde dos ossos e dos dentes; mas sabemos também que é tão vital para os adultos como para as crianças? E que o cálcio é também essencial para a energia, a função muscular e a coagulação normal do sangue?


Globalmente, assume-se que o cálcio é algo de que as crianças devem tomar durante o desenvolvimento, para fortalecer os ossos e os dentes; mas a realidade é que todos nós precisamos de cálcio diariamente para manter o nosso corpo é tão forte quanto possível durante o maior tempo possível”, afirma Helen Bond, nutricionista e porta-voz da British Dietetic Association.


Sua falta pode levar a distúrbios ósseos graves


Quanto cálcio precisa por dia?


No nosso artigo de referência explicamos. Basicamente:



  • Adultos: 800 mg

  • Adolescentes: 1.000 mg

  • Crianças: 600-900 mg

  • Mulheres grávidas ou lactantes: 1.200 mg

Qual é o seu caso?


De acordo com um estudo publicado na revista Nutrients, de abril de 2017, mais de metade da população portuguesa não ingere as doses diárias recomendadas, informa correofarmaceutico. Por grupos de idade, crianças e adolescentes eram os que estavam mais perto da DDR.


Se você tiver algum dos sintomas ou sinais que detalhamos a seguir, pode valer a pena que o seu médico de família avaliar sua ingestão de cálcio.


A frequência da osteoporose aumenta com a idade e rara vezaparece antes dos 55 anos.


1. Está permanentemente cansado


O cálcio ajuda a que os alimentos liberar a energia que contêm, assim que se você não está ingerindo o suficiente, você pode se sentir mais cansado do que o normal.


A falta de cálcio pode ser uma das razões por que as grávidas sentem fadiga, muitas vezes.


Os ossos começam a calcificarse no útero materno, pelo que, se o feto não recebe o suficiente, “roubar” o cálcio da mãe. As mães que amamentam necessitam de ingerir ainda mais cálcio; a recomendação é de cerca de 1.200 mg por dia, o que é quase o dobro do requerimento habitual dos adultos.


2. Está recuperando a forma


Ironicamente, se você está tentando recuperar antigas formas, poderia ter suprimido os lácteos de sua dieta, pensando no que engordam. No entanto, o cálcio, presente nos laticínios como o leite e o queijo, é vital para a função muscular normal, incluindo, naturalmente, o coração.


A maior quantidade de músculos, mais calorias queima o corpo em repouso. De modo que se você não tomar cálcio suficiente para regular as contrações musculares, entrar em forma pode ser um verdadeiro problema.


 


3. As pequenas feridas ou cortes, demoram para parar de sangrar


Cada vez que ocorre um ferimento, aparecem as plaquetas, componente do sangue, que agem formando coágulos de sangue para parar o sangramento. O cálcio é um ingrediente vital para a coagulação, de forma que, sem a quantidade adequada, o sangue demora mais tempo para coagular-se, portanto, que o sangramento pode durar.


4. Tem fragilidade óssea


A perda de densidade óssea é parte natural do processo de envelhecimento, porque se tende a perder cálcio a um ritmo mais rápido do que o corpo é capaz de armazenar.


As mulheres na pós-menopausa são especialmente vulneráveis porque têm menos estrogénio, uma hormona que ajuda a preservar os ossos; é preocupante, mas, infelizmente, normal que as mulheres maiores de quebrar um osso com uma simples queda.


A chave é manter o desejável equilíbrio entre os três grandes grupos de nutrientes.


As melhores fontes de cálcio



  • Leite, queijo e produtos lácteos em geral. O cálcio dos laticínios, além disso, se abosrbe mais facilmente pelo organismo.

  • A sardinha, anchova e outros peixes cuja espinha se comer normalmente.

  • Os legumes de folha verde, como brócolos, couve e couve chinesa.

  • A soja e seus derivados, como o tofu, os brotos, o leite de soja.

  • O pão e os cereais e preparados à base de farinha fortificada.

Preciso de um suplemento de cálcio?


Provavelmente não. Os adultos saudáveis obtêm todo o cálcio de que precisam com uma dieta equilibrada e saudável. Baseando a ingestão de cálcio no leite, queijo, legumes de folha verde e frutos secos, obtém-se, além disso, o benefício de todas as vitaminas e minerais que eles contêm.


Pessoas que sofrem com problemas de estômago, como a doença de Crohn -que dificulta a absorção do cálcio – ou se simplesmente está preocupado porque não acredita estar ingerindo o suficiente, antes de tomar um suplemento que vale a pena consultar o seu médico de família. É muito, muito pouco provável ingerir demasiado cálcio através dos alimentos.


Há que ter em conta algumas pesquisas, que mostram que os suplementos de cálcio podem estar relacionados com a dor abdominal e cálculos renais; além disso, podem interferir com outros medicamentos. Daí a nossa recomendação antes de comprar um suplemento mineral.

4 sinais de que não está fazendo o suficiente cálcio
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